PIUMHI GANHA EM TERCEIRO LUGAR O “16° CONCURSO DE QUALIDADE DOS CAFÉS DE MINAS GERAIS”

O município de Piumhi ficou em terceira colocação no 16° Concurso Estadual de Qualidades dos Cafés de Minas Gerais. Na tarde da última terça-feira, 03, o Prefeito Municipal de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), esteve em Belo Horizonte, no Auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER), participando da cerimônia de premiação e encerramento do evento.

Ao todo, 28 produtores disputaram a fase final da competição. Foram classificados 12 produtores da categoria cereja descascado, e 16 na categoria natural.

O piumhiense, Pedro Ferreira Rezende Brás, conquistou o terceiro melhor café de todo o estado, sendo essa, a posição na categoria Cereja Descascado.

O concurso foi realizado pela Emater, com vários parceiros, sendo coletadas mais de 1.500 amostras no estado de Minas Gerais. Essas passaram pela fase de avaliação física, verificação de umidade, os defeitos, a cor e o aspecto final. Posteriormente, foi passada para a prova de degustação, onde vários provadores experimentaram as amostras e deram suas notas.

Para o Prefeito Deco, essa foi uma grande conquista para cidade, tendo em vista a qualidade dos produtores que Piumhi tem o prazer de ter, como prata da casa.

“Ficamos muito felizes com o resultado apresentado por Pedro. Ele foi nossa referência neste concurso, por ter ficado em uma colocação de tamanho destaque. Grato a todos que se empenharam e também participaram, pois cada um de uma forma especial valoriza nossa terra, leva o nome da nossa cidade de forma positiva por onde passa. Sucesso a todos e a nossa gratidão” enfatiza Deco.

RESULTADOS

Ao final, foram classificados os primeiros colocados de cada categoria (Natural e Cereja Descascado) e de cada região produtora dentro de Minas Gerais (Sul de Minas, Cerrado, Matas de Minas e Chapadas de Minas). Deste modo, os 3 primeiros colocados em cada categoria de cada região foram premiados.

Dentre as solenidades presentes estavam o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a Secretária de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, o Diretor Presidente da Emater-MG, Gustavo Latersa, e várias outras autoridades como deputados e prefeitos.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Emater, Eduardo Augusto Pereira Uliana, a importância desta premiação é a divulgação da região da Canastra como produtora de cafés especiais.

“A região nunca havia ganhado nenhum prêmio de importância em concursos de qualidade e aos poucos vamos conseguindo mostrar que a região tem potencial para a produção de cafés especiais e não só comanditeis” relatou o engenheiro.

Eduardo Uliana ainda explicou sobre a importância do concurso para o Estado, que é o maior produtor de café do mundo, mostrando as qualidades e características únicas dos cafés produzidos em Minas Gerais. O evento foi de suma importância para divulgar e incentivar os produtores a buscar sempre melhorar a qualidade de seus cafés, e, até mesmo, comercializá-los com mais facilidade.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com