SECRETARIA DE SAÚDE DESENVOLVE PLANO DE ORIENTAÇÃO AOS CONTRATANTES DE SAFRISTAS 2020

A Secretaria de Saúde, por meio da Equipe de Atenção Primária em Saúde, Vigilância em Saúde do Trabalhador e o Comitê de enfrentamento do COVID-19 do município, desenvolveu um Plano de Orientação aos Contratantes de Safristas Migrantes na Safra de 2020, entendendo a necessidade de adequações, devido à pandemia que atingiu o mundo todo.

O Plano de Orientação visa orientar sobre as medidas e maneira de organizar, e preparar os trabalhadores para a colheita, desde a identificação e triagem dos safristas, bem como o transporte, refeitório, alojamento, entre outros. Neste plano, os trabalhadores rurais estão inseridos com o objetivo de evitar a propagação do Vírus Sars-Cov-2 que causa o Coronavírus.

Em virtude do vírus ter um alto poder de transmissibilidade, e o município de Piumhi contar com uma grande safra de café a ser colhida, foi necessário desenvolver este plano para que os contratantes estejam mais orientados sobre o assunto, bem como os funcionários.

O plano aborda ainda a importância de não contratar os trabalhadores inseridos no grupo de risco, que neste momento deve ser resguardado para evitar a possibilidade de contaminação.

Este Plano será disponibilizado pela equipe do PSF Rural, onde os Agentes de Saúde irão percorrer as fazendas orientando, entregando a documentação e recebendo o termo de compromisso assinado pelos contratantes.

Os empregadores irão assumir o compromisso de que, ao receberem os safristas migrantes, os mesmos preencham o anexo II do Plano, onde constarão os dados como: nome completo e documentos pessoais dos trabalhadores, para que o PSF possa realizar o cadastramento dos mesmos na Unidade e assim atendê-los sempre que necessário.

Além das visitas realizadas pelos agentes de saúde para disponibilização e orientação do Plano, o mesmo estará também disponível no PSF Rural, que fica localizado a Rua Antônio Rui Almada 115, no bairro Elisa Leonel, e também na Secretaria de Saúde na Praça da Matriz.

Este trabalho de divulgação contará também com a parceira da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente do município, com apoio do secretário da pasta, Martiniano Fagundes, que realizará a divulgação com os grupos e associações do ramo da atividade

Para a referência técnica em Saúde do Trabalhador e Atenção Primária do Munícipio, Keila Dayane Costa Pereira, o plano de orientação visa à reflexão de todos os cuidados que podemos realizar para evitar a transmissão do COVID-19.

“O mais importante é que todos os trabalhadores, ao serem identificados, triados pelos contratantes e informados para o PSF Rural para serem cadastrados, já estarão com seus prontuários completos e assim será referência para qualquer encaminhamento de trabalhadores em relação à presença de sinais e sintomas gripais”, explicou.

A Secretária de Saúde, Aline Barbosa, salientou que este plano foi desenvolvido com cautela e critério pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, sendo fundamental ser seguido.

“Devido ao aumento da população flutuante e em virtude de combater o Covid19, todas as orientações devem ser seguidas. A nossa equipe de PSF Rural e de Vigilância em Saúde estará a disposição para orientar esclarecer aqueles que ainda tiverem alguma dúvida sobre como proceder”, disse.

Martiniano pontuou que nesse momento de combate ao Covid-19 é muito importante que todos produtores que utilizam da mão de obra de safristas, vindo de outras cidades, colaborem com as informações para que possamos seguir buscando de forma mais adequada possível segurança e saúde para todos.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com