COMEMORAÇÃO AO “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA” TEM VASTA PROGRAMAÇÃO EM PIUMHI

O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Piumhi (COMPIR), juntamente com o Departamento Municipal de Cultura, e em parceria com a Secretária de Turismo e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), realiza nos dias 14 a 21 a “Semana da Diversidade”, em homenagem ao dia da Consciência Negra, que é comemorado oficialmente no dia 20 de novembro.

Já foram realizadas diversas atividades, como: apresentação de dança, musicalização dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), por meio do Projeto Cultura em Ação do Departamento de Cultura, e aula de dança, com Thiago Araújo do grupo de Pagode Papo Reto.

Também foram realizadas apresentações musicais pelo Antônio Almeida e Marcos Juner, e roda de capoeira por meio da Associação de Capoeira Arte e Liberdade, dentre outras atividades referente à cultura.

A presidente da COMPIR, Maria Aparecida de Cássia (Cidinha 80), acredita que esse trabalho é de grande relevância, sendo o principal objetivo a interação com a comunidade.

“Nos estamos levando a população para mostrar esse trabalho, e ressaltar que existem pessoas que se importam com a causa. Aproveitamos o feriado para dar oportunidade aos turistas que estiveram na cidade, para mostrar que estamos em festa e para conhecerem a história, a cultura e origem do negro”, ressaltou a presidente.

Cidinha enfatizou ainda sobre a importância das escolas em trabalhar sobre esse assunto com as crianças e os jovens.

Para o Departamento de Cultura, a Consciência Negra, além de representar a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social, também é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Sendo assim, essa é uma data cultural marcante e importante de ser lembrada e comemorada.

HISTÓRIA:

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

A celebração relembra a importância da reflexão sobre a posição dos negros na sociedade. A qual, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito.

CRONOGRAMA DE EVENTOS EM PIUMHI:

19/11 – Praça Padre Alberico

15:00h às 16:40h – Apresentações culturais dos alunos do IFMG

A partir das 17:00h – Oficinas das bonecas Abayomi e Oficinas de tranças afro

18:00h – Roda de conversa com a presidente da COMPIR

19:00h – Carimbó

19:30h – Dança Afro com Thiago Araújo e CIA

20:00h – Apresentação Cultural

20/11 – Campus IFMG

A partir das 7:30h – Oficinas Internas: Jogos e brincadeiras afro-brasileiras e stencil em camisetas

15:00h – Caminhada da Igualdade Racial partindo da feira livre

18:00h – Palestra sobre Diversidade e Consciência Negra dos representantes do COMPIR