SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTREGAM KITS DA MERENDA ESCOLAR PARA A FAMILÍAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

A Prefeitura de Piumhi, por meio das Secretarias de Educação e Secretaria de Assistência Social, vem trabalhando na elaboração e distribuição de kits de alimentos aos estudantes que se encaixam em critérios de vulnerabilidade social e suas famílias, neste momento que vivemos a pandemia do Covid-19.

Essa medida tem como base a Resolução nº 2, de 09 de abril de 2020, onde o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação, dispõe sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o período de estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020.

A Secretaria de Educação explicou que foi montado um kit com 12 itens alimentares, o qual provém da agricultura familiar e do comércio local, seguindo o protocolo da licitação e a chamada pública, realizada anteriormente, que seriam utilizados na merenda Escolar. Esta ação tem como intuito oferecer a alimentação que seria ofertada aos estudantes das escolas municipais.

Cerca de 1000 famílias receberão este Kit, assim sendo, de início, 500 foram contempladas e a outra metade será entregue até o final deste mês. A entrega foi realizada em uma parceria com a Assistência Social, que possui os dados dos beneficiários com o kit, pois os mesmos foram entregues nas residências das famílias.

Segundo a Secretária de Educação, Maria Amélia Mourão, juntamente com a equipe da Secretária de Assistência Social, Arianne Soares de Oliveira, das diretoras e coordenadoras das Escolas, foi realizado um levantamento dos alunos que recebem Bolsa Família e todos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Foi feita essa análise e uma listagem por escola daqueles alunos com maior necessidade. No caso de uma família ter mais de um filho na Escola, foi entregue uma cesta por família”, disse.

A Secretária frisou ainda que, se trata de um trabalho grande e minucioso, uma vez que é necessário identificar todos os dados do aluno como: endereço, telefone, nome de responsáveis, pois a entrega realizada pela Assistência Social necessita estar amparada por todos esses dados.

Maria Amélia explicou que a verba da merenda escolar somente pode ser usada para esse fim, sendo o controle por esta rígido e muito específico, podendo atender apenas os alunos que estudam nas escolas da rede municipal.

“Essa é uma ação de suma importância porque garante o pleno desenvolvimento corporal e cognitivo das crianças que, ficando em casa, podem se encontrar em insegurança alimentar”, salientou a Secretária.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Arianne Soares de Oliveira, conta que foi necessário montar uma força tarefa para realizar todas as entregas o mais rápido possível, e por isso contaram com a colaboração do Secretário de Transportes, Maurício Silva, Secretário de Obras Edson Baiano e Secretario de Meio Ambiente e Agricultura, Martiniano Fagundes, que não pouparam esforços para efetivar todo o trabalho.

“Agradeço de forma especial ao empenho de todos da Secretaria de Assistência, que estão muito empenhados em ajudar as famílias neste momento de pandemia”, destacou Arianne.

O Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), ressaltou que este trabalho é louvável e muito necessário neste momento. Por isso, todos os esforços estão sendo feitos para atender a população.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com