SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO OUTUBRO ROSA É DESENVOLVIDA PELO CRAS

O CRAS vem desenvolvendo um trabalho de conscientização sobre o câncer de mama nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e PAIF. O primeiro encontro aconteceu na última segunda-feira, 22, no Centro de Convivência da Melhor Idade.

As ações estão sendo em parceria com a Amparo e com o apoio do CREAS, além de ser uma forma de se solidarizar com a campanha desenvolvida pela Secretaria de Saúde. Entre as atividades, estão sendo realizadas rodas de conversa com mulheres participantes do Grupo Mulheres de Peito, onde elas dão os depoimentos e explicitam, de forma clara para os participantes, os desafios do tratamento e contam suas experiências de força e superação da doença.

A Coordenadora do CRAS, Delba, explicou sobre a prevenção da doença.

“Muitos usuários dos serviços na maioria das vezes são o mesmo público da saúde. Então somamos as forças para alcançar o máximo de pessoas e conscientizá-las da importância da prevenção sobre o câncer que atinge tantas famílias. Gostaria de agradecer ao Grupo Mulheres de Peito, através da Amparo, por essa grande parceria e poder proporcionar mais informação e clareza a todos os grupos” comentou a coordenadora.

A Secretária de Assistência Social, Arianne Soares, comentou que a causa tem uma importância muito significativa e deve ser tratada com seriedade;

“Resolvemos abraçar e desenvolver essas ações para conscientizar a população da importância de cuidar da saúde da mulher. Fazer o auto exame e se prevenir. Ficando atentos aos sintomas, é necessário procurar o quanto antes um tratamento, evitando assim, complicações da doença”, ressaltou Arianne.

Os próximos encontros serão nesta quarta-feira 24/10, às 14h, no PAIF de Penedos, e quinta-feira 25/10 às 9h no CRAS de Piumhi.