ENCONTRO DE FOLIA DE REIS REÚNE CENTENAS DE PESSOAS EM PIUMHI

O 7° Encontro Regional de Folia de Reis, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro de 2020, reuniu centenas de pessoas na Rua São Vicente (em frente à Casa dos Velhinhos), em Piumhi. Ao todo, 10 Companhias de Reis participaram do festejo, trazendo ritmo, saberes e muita alegria.

O evento foi realizado em uma grande parceria entre a Prefeitura Municipal de Piumhi e a Associação dos Devotos dos Reis Magos de Belém (ADERMAB).

A programação teve início no sábado, onde foi celebrada a Santa Missa. Posteriormente, vários artistas da região se apresentaram no local. No domingo, foi realizada a recepção dos convidados e inscrições para participação da festa. Em seguida, foi servido o café da manhã de boas vindas, feita a abertura oficial, com apresentações artísticas dos foliões.

A Diretora do Departamento de Turismo, Aparecida Maria Fernandes (Cidinha Guerra), contou que as apresentações reuniram visitantes, fiéis da cidade carinho e de vários municípios vizinhos. Além disso, o artesanato enriqueceu o evento. Cidinha ainda parabenizou a Prefeitura Municipal, juntamente com a ADERMAB, por esse rico momento.

“Sou suspeita em tecer tantos elogios, afinal, sendo devota aos Reis Magos, senti neste encontro a magia e uma espiritualidade sublime. Parabéns por manter essa tradição, cultura e beleza. Que venha o VIII encontro”, ressaltou a Cidinha.

De acordo com a Secretária da ADERMAB, Maria Auxiliadora de Souza, o evento foi muito animado, com total apoio da Prefeitura, em uma grande festa durante todo o dia.

“É muito importante preservar e resgatar a cultura, pois na nossa região há muitos devotos de Santos Reis. O povo sente muito prazer em participar desses encontros e ficamos muito felizes em conseguir realizá-lo de forma tão maravilhosa”, contou Maria Auxiliadora.

A Diretora do Departamento de Cultura, Nair Andrade, diz que o departamento sempre esteve presente nas ações de Folia de Reis, pois trata-se de uma das festas mais importantes da cultura popular, como um espaço para o resgate e consolidação dos saberes e a reconstrução de um jeito de ser, pensar e agir de uma tradição.

“Ações como essas proporcionam, cada vez mais, fortalecimento da memória e identidade da Folia de Reis” conclui Nair Andrade.

Segundo o Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), os valores dessa tradição devem ser preservados.

“O evento foi um sucesso e resgatou mais uma vez as raízes dos piumhienses ao longo das gerações. A Prefeitura valoriza e incentiva todas as atividades culturais, celebrando sempre esse legado”, enfatizou Deco.

A FOLIA DE REIS

De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), a celebração da Folia de Reis é de origem ibérica, sendo uma das mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil. A Folia de Reis é Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais desde janeiro de 2017. Deste modo, as Folias reúnem diversas práticas culturais, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com