PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM TREINAMENTO PARA ATENDER CASOS SUSPEITAS DE COVID-19

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi participaram na última sexta-feira (13/03), de uma reunião na Superintendência Regional de Saúde de Passos, com vários municípios da região, para alinhamento das ações e atualização dos dados referente ao COVID-19 (Coronavírus).

Neste mesmo dia, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decretou, Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência aos pacientes com coronavírus.

Entre as medidas previstas pelo decreto está a dispensação de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais.

Conforme o alinhamento das ações, os profissionais de saúde de Piumhi, sendo: enfermeiros, técnicos, médicos e até mesmo o Corpo de Bombeiros e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão recebendo treinamento e materiais para atender casos suspeitos do COVID-19, ampliando a capacidade de resposta frente ao vírus.

De acordo com a Secretária de Saúde, todas as medidas tomadas se baseiam nos protocolos recebidos do Ministério de Saúde de Minas Gerais, Secretaria do Estado e da Regional. Conforme os acontecimentos o protocolo se altera.

Outra orientação de extrema importância, é que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas (fake news) causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

Já nesta segunda-feira (16) está sendo realizada outra reunião na Regional de Passos, para averiguar novas medidas de atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.
Recomendações:

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco (em geral) de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

• Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas
• Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal
• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
• Manter os ambientes bem ventilados
• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
• Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
• Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Aumentar Fonte
Contraste