PREFEITO MUNICIPAL DE PIUMHI APOIA A PRESERVAÇÃO DO LAGO DE FURNAS

Foi realizada no último sábado (07), uma audiência pública discorrendo sobre a situação do Lago de Furnas. O encontro aconteceu em frente à Câmara Municipal de São José de Barra, cidade sede da Usina Hidrelétrica de Furnas. O Prefeito Municipal de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), esteve presente representando o município de Piumhi, que se solidariza em defesa da preservação da mesma.

O encontro contou com a presença dos moradores que participaram do debate ao lado de políticos, como prefeitos, deputados federais, estaduais e autoridades do setor energético, como Luiz Carlos Ciocchi, diretor-presidente de Furnas, Luiz Eduardo Barata Ferreira, diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS).

O tema debatido também foi levado ao Senado Federal na última quinta-feira (5), sendo o baixo nível da Represa de Furnas, mesmo posterior as recentes chuvas na região nos últimos meses.

No encontro, empresários e comerciantes, membros da Associação dos Municípios Banhados pelo Lago de Furnas (Alago), moradores, piscicultores, profissionais que dependem do lago, membros de um grupo nas redes sociais e prefeitos de pelo menos 39 municípios, defendem que a cota mínima seja de 762 metros acima do nível do mar.

De acordo com a empresa Furnas Centrais Elétricas, o nível atual está baixo por conta do abastecimento de outras oito hidrelétricas que ficam abaixo do nível da Hidrelétrica de Furnas e pela contribuição para a navegação da Hidrovia Tietê-Paraná.

Para os moradores e comerciantes, na última semana, o reservatório começou a dar sinais de recuperação, mas membros da Alago afirmam que o aumento é passageiro e que o nível pode voltar a baixar na represa.

Deco comentou que a união dos prefeitos e a força política fará a diferença neste momento. “Lutaremos pela preservação do lago, pois sabemos que muitos dependem dele. Não podemos deixar que acabe e por isso sou solidário a causa”, declarou.