PREFEITO PARTICIPA DE ENCONTRO NA CIDADE ADMINISTRATIVA PARA TRATAR SOBRE O NÍVEL MÍNIMO DE FURNAS

O Prefeito Municipal de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), esteve na última segunda-feira (09) presente na cidade Administrativa, em Belo Horizonte, participando de um encontro com o Secretário-Geral do Estado de Minas Gerais, Igor Eto, onde os líderes do Movimento Pró-Furnas, pediram apoio ao governo estadual para manter o nível mínimo de Furnas em 762 metros.

Em relação à represa, a gestão é reponsabilidade da Furnas Centrais Elétricas, sociedade anônima de economia mista controlada pela União.

No entanto, a principal questão envolvida é que os últimos anos, o nível da represa vem diminuindo drasticamente, prejudicando as 34 cidades da região, com prejuízos para o turismo e para a piscicultura.

O Secretário, Igor Eto, disse apoiar e reconhecer como legítima a solicitação do movimento. “Estamos trabalhando para que o governo federal dê a atenção necessária ao tema e garanta o uso múltiplo das águas do Lago de Furnas. Essa é uma demanda fundamental para Minas Gerais, que une todas as correntes políticas do estado. O que for de alcance do governador Romeu Zema, ele está à disposição para fazer”, comentou.

Já o secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Brandão, reforçou a importância do lago para o fomento do turismo no estado. De acordo com ele, desde a crise hídrica de 2012, algumas cidades enfrentam dificuldades para atrair visitantes.

“A relevância do lago para o turismo de Minas Gerais é imensa. Por isso, entendemos que atingir a cota mínima de 762 metros é essencial. Faremos o que for possível para que o governo federal e o Congresso apoiem essa iniciativa, porque o turismo é um vetor de desenvolvimento econômico e, na situação pela qual passa o estado, é mais uma fonte para arrecadação”, destacou.

O coordenador do Movimento Pró-Furnas, Thadeu Alencar, reconheceu o esforço do governador. “Essa não é uma luta de nenhum movimento, mas de todo o povo mineiro. Eu fico muito tranquilo de ver o governador Romeu Zema assumindo essa postura proativa em relação ao assunto”.

O Prefeito Deco participou da audiência pública realizada na última semana e deste encontro para reforçar o pedido. “O lago de Furnas é muito importante pra nossa região e precisamos valorizar e não permitir que ele acabe. Muitas cidades dependem dele para fomento do turismo, inclusive Piumhi. Por isso, vamos lutar por ele”, finalizou Deco.