PREFEITURA CONVOCA FORÇA TAREFA PARA CONTER O COVID19 EM PIUMHI

O Prefeito Municipal de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), convocou autoridades do município para uma reunião em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (16), para traçar uma força tarefa e um plano de contingência, contra o Coronavírus (COVID-19).

Estiveram presentes, a Secretária de Saúde, Aline Barbosa, responsável pela Vigilância Sanitária, Elienay Andrade, Secretário de Transporte, Maurício Silva, Maria Amélia, Secretária da Educação e o Presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Astésio Tavares.

Na oportunidade, o Prefeito convidou a imprensa para participar, podendo assim divulgar as medidas de prevenção para a população piumhiense.

Em relação ao plano de contingência, o mesmo segue as recomendações da Secretaria do Estado de Minas Gerais e o decreto lançado no domingo (15).

Nos próximos 30 dias, os alvarás (eventos) estarão suspensos e por isso não haverá o “Viola na Praça”, que acontece às quartas-feiras na feira livre, no entanto, será realizada uma panfletagem e orientações sobre como se prevenir, para não correr o risco de ser infectado com o novo vírus.

Já no setor de Educação, Maria Amélia Mourão, ressaltou sobre o decreto lançado pelo então Governador  Romeu Zema, suspendendo as aulas nos dias 18, 19 e 20. Para evitar a exposição das crianças, secretária e autoridades dialogaram e acataram essa recomendação para o município.

Além disso, a Secretária de Educação, diz aproveitar o momento para o treinamento dos profissionais das escolas, creches e CMEIS, para que tenham informações de prevenção e como agir se surgir casos do tipo. “Momento de nos preparar melhor para o atendimento das crianças,” enfatizou.

Já o presidente da Câmara, Antônio Astésio Tavares, destacou sobre as medidas adotadas no poder legislativo, sendo essas: As assembleias e reuniões já agendas irão acontecer normalmente, porém, de “casa fechada”, ou seja, só participarão as autoridades e vereadores, com as portas da câmara fechadas. A população poderá se manter informada através da live que será transmitida online, pelo Facebook.

Na área da saúde, Aline Barbosa falou sobre a suspensão do transporte coletivo de consultas do Sistema Único de Saúde (SUS) para Divinópolis, já que a cidade está em estado de emergência e possível transmissão comunitária. Esse foi um pedido da própria Secretaria de Saúde de Divinópolis e a Secretária do Estado, como modo de proteção aos municípios da região.

Outro fator importante são as campanhas que serão realizadas com grupos específicos (queijeiros, lojistas), que sempre viajam principalmente para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador (locais considerados de epidemia). Para eles, se for necessário viajar, é importante adotar algumas medidas, como por exemplo, usar máscaras, álcool em gel e evitar o contato físico.

“Quem realmente tiver que viajar de fato, que possa adotar essas medidas. Estamos todos em alerta”, destacou a Secretária de Saúde.

Em relação aos pacientes com sintomas de gripe, os mesmos terão atendimento prioritário nas Unidades Básica de Saúde (UBS), sendo necessário cobrir o nariz e boca ao espirrar e tossir, utilização de máscaras para proteção de todos e higienização.

Como prevenção o Secretário de Transportes Maurício Silva, falou que também estará disponibilizando álcool em gel para todos os veículos que forem levar pacientes para fora do município.

De acordo com o Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), foi feita uma grande força tarefa para cercar de todas as formas a contaminação e a proliferação do vírus do Corona. Segundo o chefe do executivo, todas as medidas de proteção serão adotadas na cidade.

“Nós estamos empenhados em manter a ordem, neste momento de dúvidas e surpresas, devido ao novo vírus que circula no país. Todas as medidas necessárias serão adotadas, e a princípio faremos o que foi recomendado pelo estado. Pedimos cuidado e prevenção a todos, pois este é um momento de intenso cuidado”, destacou Deco.

A prefeitura está atenta a todas as atualizações do Ministério da Saúde e tomará todas as providências cabíveis para que a cidade não seja atingida pelo pânico e pela proliferação do vírus.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com