PROGRAMA DE COLETA SELETIVA RECUPERA MAIS DE 150 TONELADAS DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS EM PIUMHI

 

O Programa de Coleta Seletiva, realizado pela Prefeitura de Piumhi com investimentos da JDE, recuperou mais de 150 toneladas de resíduos recicláveis em um ano de funcionamento.

A coleta seletiva teve início em junho de 2019, em uma área piloto composta por oito bairros, sendo eles: Capoerias, Nova Piumhi, São Francisco, Bela Vista, Novo Tempo, Pérola Negra, Alvorada e Jardim Betel.

A iniciativa tem a orientação técnica do GAIA Social e metodologia do Programa ViraSer de Logística Reversa do embalagens pós-consumo.

O projeto também promoveu ações para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto, reciclagem e preservação do meio ambiente apresentando dezenas de palestras de sensibilização com a participação de professores e estudantes das escolas (públicas e particulares), agentes de saúde e de vigilância sanitária, além de representantes da sociedade civil.

Foram instalados quatro Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em locais estratégicos da cidade para que os resíduos recicláveis sejam corretamente descartados.

Devido a Coleta seletiva, o município recebeu pela primeira vez o Indicador de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU  – 0,667), comprovando a adesão de Piumhi às metas da PNRS (Lei 12.305/2010).

Está em andamento a construção de uma Central de Triagem com capacidade para realizar a triagem de até 100 toneladas de materiais recicláveis, cuja inauguração está prevista ainda em 2020.

Em Agosto será lançada mais uma ação intitulada de “Moeda Social”, com o intuito de estimular o maior engajamento da população ao descarte correto. A Moeda Social permitirá a troca de recicláveis por um Kit de produtos da agricultura local (Hortaliças e Frutas).

Está previsto também a ampliação do serviço de coleta para outros bairros da cidade.

FONTE: GAIA Social.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com