PROJETO DE COLETA SELETIVA APRESENTA RESULTADO POSITIVO NA CIDADE

Em funcionamento desde junho do ano passado em Piumhi, o Projeto de Coleta Seletiva tem gerado ótimos resultados na cidade, com grande adesão e empenho dos moradores dos bairros que receberam o projeto inicialmente. A implantação da coleta é de caráter experimental, para posterior expansão.

O programa de Coleta Seletiva trata de uma ação que tem como maior intuito, apoiar as causas ambientais e proporcionar melhor qualidade de vida à população.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, em conjunto com a da JDE Coffe e orientação técnica do Grupo GAIA Social, com a metodologia do Programa ViraSer de Logística Reversa do embalagens pós-consumo.

No final do ano passado, em constante diálogo com o grupo GAIA Social e JDE, foi implantado o Ponto de Entrega Voluntária (PEV’s), visando atender cada vez mais a população e reduzir os impactos no meio ambiente, auxiliando os moradores dos bairros que ainda não recebem a coleta de materiais recicláveis. Assim, a população poderá descartar papel, papelão, vidro, metal e plástico (resíduos secos), ou seja, recicláveis, da forma correta. Ainda no ano passado, foram realizadas várias ações de educação ambiental e conscientização da população.

O ponto de entrega voluntária foi instalado na Feira Livre, em frente à Escola José Vicente, outro na Praça Tuiuti, na Rua Miguel Couto, em frente à Escola Josino Alvim e um terceiro na comunidade de Penedos, em frente à Escola Municipal Lindamar Martins.

Neste ano, o trabalho seguia funcionando normalmente e com muito êxito, mas teve que ser suspenso neste mês devido à pandemia do Covid-19, em que só funcionam serviços de extrema necessidade.

Segundo o Secretário de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Martiniano Fagundes, a coleta seletiva estava acontecendo de forma satisfatória, dentro das expectativas em um plano piloto.

“Infelizmente por questões de saúde pública, houve a necessidade de interromper a coleta de recicláveis, mas já estamos trabalhando internamente para que as ações envolvendo todo o processo de Coleta Seletiva volte mais forte, assim que tudo estiver normalizado”, destacou.

Para o Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), implantar a coleta seletiva na cidade foi um grande passo para melhorar o meio ambiente.

“Era um grande sonho este projeto, que vem dando muito certo e temos orgulho de ter implantado. Sabemos que reciclar é de suma importância para melhorar o impacto ambiental, e estamos cuidando disso cada vez mais”, finalizou Deco.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com