2ª FASE DA VACINAÇÃO PARA IMUNIZAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA HOJE

Começa nesta quinta-feira (16/04), a vacinação do grupo beneficiado com a segunda fase da vacina, para imunização ao vírus influenza (gripe), em Piumhi. A campanha segue até o dia 22 de maio, na Sala de Vacina, localizada na Praça Doutor Avelino de Queiroz, 161, de 12h30 as 16h30 horas.

Devido à pandemia do COVID-19 (coronavírus) que está preocupando o mundo todo, a vacinação foi adiantada esse ano e dividia em três fases, sendo que na 1ª etapa, iniciou no dia 23 de março, apenas os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores de saúde foram vacinados.

Já na 2ª fase, terá início hoje, 16 de abril, e serão vacinados os profissionais das forças de segurança e salvamento, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, a população privada de liberdade, os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A partir do dia 09 de maio, inicia-se a 3ª fase, com a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Segundo o Ministério da Saúde, o público alvo representará aproximadamente 67,6 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis e com o intuito de ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas esse ano.

É válido lembrar que os pais devem estar com cartão de vacinação dos filhos ou de quem for vacinar juntamente com um documento de identificação em mãos e também o cartão do SUS.

Segundo a enfermeira técnica responsável pela Central Municipal de Vacinação, Myrian Cardoso Loula Diniz, diante da situação de pandemia que estamos enfrentando com o COVID – 19, é imprescindível que a população que pertencente ao grupo prioritário procure o centro de imunização o quanto antes para se vacinar.

“Os idosos devem permanecer em suas residências, pois os profissionais de saúde estão indo nas casas vacinar os mesmos, somente se não forem encontrados no local na hora da visita e encontrarem um aviso que o profissional passou por ali, é que os mesmos devem se encaminhar ao CEO com a notificação para serem vacinados”, declarou.

Myrian enfatizou ainda que para evitar aglomeração, a vacina de gripe será aplicada na Sala de Vacina para as pessoas que pertencem aos grupos citados de 12h30 às 16h30 e na parte da manhã de 7h30 às 12h30 estão sendo vacinadas apenas as crianças ou adolescentes, que precisam cumprir com o calendário de rotina de vacinação.

As pessoas que residem na zona rural continuarão sendo vacinadas. O carro da saúde passará nas fazendas e por isso a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas deixem os cartões de vacinação disponíveis e as porteiras abertas para facilitar o acesso do carro.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Aumentar Fonte
Contraste