AGENTES REALIZAM AÇÕES EM COMBATE E PREVENÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

No mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi, realizou diversas atividades reforçando a importância do combate a dengue. As ações visam orientar a população sobre medidas de prevenção e eliminação de foco do Aedes Aegypti – Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Participaram das ações os agentes mobilizadores, que realizaram panfletagens e atividades educativas. Já a equipe de fumacê, aplicou inseticida na área de bloqueio para eliminar os mosquitos. Os principais pontos de atuação foram nos bairros Vila Agreny, Nova Esperança e Totonha Tomé.

Além disso, no bairro Vila Agreny efetuaram o manejo ambiental juntamente com o Setor de Obras e Transporte, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, como, plásticos, vasilhas e materiais descartáveis. Ao todo, retiraram três caminhões de materiais inservíveis.

O Coordenador de Endemias de Piumhi, Luiz Henrique Vieira Mota, explica que todas as ações possuem como embasamento o Ministério da Saúde e a Superintendência Regional de Passos. Ele enfatiza que, se o exame der positivo para dengue ou alguma arbovirose, é necessário apresentá-lo na Unidade de Saúde para que seja feita a notificação do caso.

PREVENÇÃO:

SEGUEM AS ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO.

• Tampe os tonéis e caixa d’água.

• Mantenha as calhas sempre limpas.

• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.

• Mantenha lixeiras bem tampadas.

• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.

• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.

• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com