CAMPANHA DE SARAMPO É PRORROGADA ATÉ 31 DE AGOSTO

 

A fim de proteger a população e controlar possíveis surtos de Sarampo, a campanha de vacinação segue até o dia 31 de agosto e todas as pessoas que ainda não vacinaram e se encontram na faixa etária de 20 a 49 anos de idade devem procurar a Sala de Vacina, localizada na Praça Doutor Avelino de Queiroz, 161, de 07h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira para receber a dose da vacina.

Essa campanha é para reforçar a vacinação de sarampo de todas as pessoas que se encaixam na faixa etária exigida, mesmo que tenham sido vacinadas em anos anteriores. Para se ter uma ideia, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Não é necessário o contato direto, porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

Para evitar o sarampo, são necessárias duas doses de vacina para quem tem até 29 anos de idade; de 30 a 49 anos, basta uma dose. E, acima de 49 anos, são vacinadas as pessoas que convivem com indivíduo suspeito da doença ou que foram a locais com surto.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

Os doentes geralmente apresentam febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

A enfermeira técnica responsável pela Central Municipal de Vacinação, Myrian Cardoso Loula Diniz enfatiza que, no ano passado, o Brasil perdeu o certificado de erradicação do sarampo, mas, ainda hoje, a preocupação com a circulação do vírus existe e por isso é preciso vacinar o maior número de pessoas para nos prevenir da doença.

Até o momento, foram vacinadas 650 pessoas na cidade.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Aumentar Fonte
Contraste