PIUMHI ATINGE META NA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

O município de Piumhi atingiu a meta da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, cuja ação foi realizada em todo o território brasileiro no período de 23 de março a 30 de junho. Até o momento, 12.632 pessoas do grupo prioritário foram imunizadas, e a vacinação está aberta para população em geral.

A campanha possui como grupos prioritários pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde e segurança pública, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, caminhoneiros, indígenas, crianças de seis meses menores de seis anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas entre 55 e 60 anos, gestantes e mulheres que acabaram de ter filho.

A Secretaria de Saúde em parceria com as Equipes de Saúde desenvolveram várias estratégias para facilitar o acesso à vacinação da Gripe, como, vacinação domiciliar dos idosos, montagem de serviços de apoio de vacinação em centro comercial, em pontos estratégicos de serviços essenciais do município, frente à pandemia, que foram os supermercados, vacinação nas Unidades de Saúde da Família e Vacinações em pontos de fazendas Rurais.

“Foi muito importante o envolvimento da equipe de Atenção Primária para operacionalização dos pontos estratégicos e bem como a realização de busca ativa e informações e divulgações compartilhadas sobre a Vacinação de Gripe em parceria com a Equipe de Vigilância e Central de Vacinação” relata a coordenadora de Atenção Primária a Saúde, Keila Costa Pereira.

De acordo com a enfermeira técnica responsável pela Central Municipal de Vacinação, Myrian Cardoso Loula Diniz, nas últimas semanas da campanha, foi necessário também fazer busca ativa de crianças, de casa em casa para vacinar, sendo esse, o público mais difícil de atingir.

“Em Piumhi, contamos com uma ótima equipe de saúde, e o sucesso dessa campanha se deve à dedicação de cada profissional que tem se empenhado para garantir a vacinação da população. A gripe, apesar de parecer uma doença simples, pode trazer complicações diversas, principalmente ao grupo que foi priorizado pelo Ministério, daí a importância de se prevenir por meio da vacinação” enfatizou Myrian Diniz.

Na oportunidade, a Secretária de Saúde, Aline Barbosa, agradece todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para que esta ação acontecesse, em especial a equipe Central de Vacinação, a enfermeira Myrian, e as técnicas que trabalham no local.

“Ficamos muito felizes, em mais uma vez, conseguir bater a meta de vacinação de Influenza. Durante esta pandemia todas as ações tem sido difíceis. Inovamos, fizemos a vacina domiciliar em todos os idosos, para evitar que eles saíssem de casa e tivessem contato com outras pessoas. Foi um projeto ousado e que contou com o apoio de toda equipe, assim conseguimos alcançar nossa meta.” concluiu Aline Barbosa.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com