SECRETARIA DE SAÚDE DESENVOLVE AÇÕES COM TRABALHADORES RURAIS DA SAFRA SOBRE COVID-19

 

A Secretaria de Saúde de Piumhi, através da Equipe de Saúde PSF Rural, está realizando diversas ações voltadas para orientações dos trabalhadores rurais, acerca do Covid-19 e as medidas preventivas que devem ser adotadas. O encontro aconteceu em diversas fazendas da região de Piumhi e, nessa oportunidade, foi realizada a vacinação da gripe nos trabalhadores que se encaixavam no grupo prioritário.

Ainda no local, todos foram atendidos pela Equipe de Unidade de Saúde – PSF Rural, e orientados, caso apresentem algum sintoma gripal como: febre, tosse, dificuldade respiratória e dor de garganta procurar o mais rápido possível atendimento médico.

A equipe da Secretaria de Saúde que realizou a abordagem contou com a participação da enfermeira da unidade, Karina Maria Oliveira de Paula, a Médica, Paloma Faria e os agentes de saúde respectivos de cada microrregião.

Além disso, a equipe ressaltou a importância da continuidade das medidas de prevenção para o enfrentamento do coronavírus, como o isolamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos e higienização com álcool 70.

A médica explicou sobre a realização de uma busca ativa dos trabalhadores com sintomas gripais para que, se houvesse algum caso suspeito, o teste rápido seria feito de imediato; no entanto, não foi necessária a utilização.

De acordo com a enfermeira, esse tipo de ação é de grande relevância, sendo este um momento de sanar dúvidas e levar informação aos safristas.

“A ação foi muito proveitosa, principalmente por se tratar da população da zona rural, pois na maioria das vezes o acesso se torna mais difícil pelo fato de terem que se deslocar até a cidade e a UBS, devido à intensa jornada de trabalho. Há grande dificuldade de descolamento, às vezes até mesmo por causa do transporte”, destacou Karina Paula.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Aumentar Fonte
Contraste