SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO EM REFERÊNCIA AO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO HIV

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi realizou, nos dia 04, 11 e 18 de novembro, ações visando à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no Presídio de Piumhi, abrangendo todos os presidiários.

A atividade desenvolvida se deu por meio de uma parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Passos, em menção a comemoração do dia 01 de dezembro, em que se comemora o dia mundial de combate ao HIV.

Foram realizados aconselhamento e testagens rápidas, com o objetivo de estimulação ao diagnóstico precoce do HIV, entre a população carcerária. Deste modo, os casos com resultados alterados foram encaminhados para os serviços especializados e realização de tratamento, caso necessário, evitando complicações decorrentes da infecção pelo vírus.

A equipe da Secretaria de Saúde que realizou os atendimentos, contou com a participação da referência técnica do Programa de Atenção Integral das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP), Ana Flávia Costa, bem como a referência das ISTs, Marina Funchal, e os bioquímicos, Antônio Henrique e Othon Melo.

“Esta ação foi muito gratificante para nós profissionais da área da saúde, pois nos deslocamos até o presídio e realizamos a testagem de todos os detentos. Eles são parte população sabidamente de risco para ISTs. Assim, poderemos realizar o tratamento de doenças de forma muito mais rápida e eficaz, dentro da realidade da instituição”, ressaltou Mariana Funchal.

Já a técnica do PNAISP, Ana Flávia, concluiu que estes atendimentos e cuidados, realizados com pessoas que estão privadas de liberdade, são muito produtivos, pois sempre estarão em consciência sobre cuidados com a saúde e prevenção.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com