SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA COMEMORAÇÃO DO NOVEMBRO AZUL COM GRANDE SUCESSO

A Secretária de Saúde de Piumhi realizou no dia 27 de novembro de 2019, o evento de encerramento em comemoração à Campanha Novembro Azul, no Salão de eventos Centro de Convivência “Ramiro Júlio Ferreira e Vó Ana”.

As atividades tiveram início às 18:30, com a abertura realizada pela Secretária Municipal de Saúde, Aline Silva Barbosa, e após o pronunciamento do Vice Prefeito Éder Mota, representando o Prefeito José Adeberto de Melo (Deco).

O tema “Saúde do Homem, prevenção e cuidados”, foi proferida pelo médico Dr. Marcelo Pereira, pós-graduado em geriatria. O palestrante discorreu sobre o assunto apresentando a anatomia e localização da próstata, a definição do câncer: o nome dado a todas as formas de tumor maligno, que surgem a partir de uma anormalidade nos genes, gerando uma multiplicação descontrolada de determinadas células do organismo.

Na oportunidade, ele abordou sobre a importância da prevenção em relação ao câncer de próstata, devido ser o segundo tumor mais frequente em homens e a segunda maior causa de morte por cânceres no Brasil.

Além disso, falou os fatores de risco para o câncer de próstata e mencionou os sinais e sintomas mais frequentes em relação à urina, como jato fino/e ou fraco, micção intermitente, urgência para urinar, presença de sangue na urina, necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite, dor ao urinar e os outros como dor durante ejaculação. Deste modo, a relevância da prevenção da doença, diagnóstico precoce e tratamento.

A segunda palestra foi realizada pelo Dr. Geraldo Batista, educador físico e advogado, pós-graduado em Direito Processual Penal, o qual ministrou acerca do “Direito ao Tratamento Digno”, relatando as legislações que rege ao paciente a partir do momento que possui o diagnóstico.

O médico fez uma explanação, demostrando o direito do paciente com câncer, baseado em todas as legislações existentes.

Após a palestra, o educador físico enfatizou sobre a prática de atividades físicas para a prevenção, ensinando os participantes a calcular o IMC – Índice de Massa Corporal, e explicou o significado dos resultados.

O dentista Gláuter Rodrigues, especializado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e estomatologia, realizou a terceira palestra. Abordando sobre lesões bucais, câncer de boca, diagnóstico diferencial, prevenção, cuidados e a importância de procurar um dentista em casos suspeitos para diagnóstico precoce.

Ao final do evento, os 150 participantes que estiveram presentes participando do sorteio de brindes e a 5 cortesias de cortes de cabelos, pelo cabeleireiro Lucas Brás.

Para a Secretária de Saúde, Aline Silva Barbosa Castro, a comemoração de novembro azul teve grande impacto com todas as atividades que já tinham sido realizadas, e o evento final foi um sucesso. “Muito pacientes compareceram, e profissionais com domínio abordaram o tema em discussão. O mais importante é que o recado foi repassado, sobre a importância da prevenção”, destacou a secretária.