SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE CUIDADOS COM A SAÚDE

A Secretária Municipal de Saúde de Piumhi realizou o “Ação em Saúde”, na sede da empresa Prata Comércio de Carnes LTDA, no dia 25 de outubro. A técnica em Saúde do Trabalhador, enfermeira Keila Dayane Costa Pereira, ministrou uma palestra sobre os temas vacinação, saúde do homem e saúde da mulher, referente à Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT).

Durante o encontro, foi abordado sobre a vacinação, como sendo importante para diminuir a mortalidade precoce e melhorar a qualidade de vida das pessoas, eliminando doenças e proporcionando proteção individual.

Além disso, a técnica enfatizou sobre a vacinação do adulto e a prevenção de cada doença, mencionando o momento atual de campanha do Sarampo. Na oportunidade, os funcionários esclareceram dúvidas sobre os efeitos colaterais das vacinas, os quais relataram como a maior preocupação de todos.

Já em relação à saúde do homem, foi falado sobre a relevância de uma boa alimentação para uma vida saudável, por causa da pressão arterial, diabetes, entre outras doenças.

Para se ter uma vida com qualidade, é necessário aderir a prática de exercícios físicos, evitar o tabagismo e consequentemente prevenindo doenças respiratórias. Também realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e toque retal para a prevenção do câncer de próstata.

No que se refere à saúde da mulher, foi abordado sobre a prevenção de câncer de colo uterino e câncer de mama, sendo importante a realização dos exames de prevenção no tempo correto.

No término da ação educativa, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o agendamento de vacinas e marcações de exames.

A Secretária Municipal de Saúde, Aline Barbosa, relatou que a vigilância em saúde do trabalhador é constantemente reforçada, para que todos possam estar esclarecidos sobre o assunto e sensibilizados sobre a forma correta de promoção e prevenção de agravos.

“Em momento oportuno falar destes assuntos e principalmente sobre a vacinação, que é o meio mais eficaz para prevenção das doenças, faz toda a diferença na qualidade de vida e longevidade de todos”, concluiu a Secretária.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com