SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA TREINAMENTO SOBRE O NOVO PROGRAMA PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), em parceria com as referências técnicas do Ministério da Saúde, estiveram no último mês, no Hotel Engenho da Serra, Capitólio-MG, repassando aos gestores e referências técnicas, sobre os novos registros na Atenção Básica, referentes ao novo programa de financiamento.

Já nos dias 21 e 28 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi reuniu os profissionais da atenção básica, para uma capacitação sobre o novo programa “Previne Saúde”.

A enfermeira e referência técnica do programa, Keila Dayane Costa Pereira, ministrou o conteúdo e abordou sobre as informações repassadas pelo Ministério da Saúde. Além de falar a respeito da portaria N° 2.979, publicada no dia 12 de novembro de 2019, que institui o “Previne Brasil”, que estabelece o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Keila mencionou aos funcionários acerca da Capitação Ponderada, relacionando a importância do cadastramento completo da população adscrita da área. Este ato favorece melhor visualização do número de pessoas por micro área, acesso ao público alvo, vulnerabilidade da população e, principalmente, o perfil epidemiológico de cada área.

Deste modo, é importante que cada cidadão tenha o cadastro realizado e atualizado, conforme mudanças de telefone, endereço, na unidade. Todo esse cadastro tecnológico melhora o registro durante os atendimentos em qualquer serviço do SUS, como por exemplo: vacinação, teste do pezinho, atendimento médico, saúde bucal, marcação de exames.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a parceria com a Assistência Social é de extrema relevância, pois toda população que efetuar a realização do cadastro único para recebimento de auxílios (Bolsa Família), deve apresentar a declaração que comprava o cadastro individual na respectiva Unidade de Saúde, sendo que a mesma irá funcionar a partir do mês de janeiro no município.

DESEMPENHO DAS UBSs

Em relação ao desempenho de atividades por unidades básicas, foi ressaltado que todas continuarão atuando conforme o programa anterior, apenas com algumas mudanças no Programa de Melhorias do Acesso e da Qualidade (PMAQ), que possuirá mais indicadores de saúde, que são de grande magnitude para a saúde pública, e da função de cada membro da equipe, para o alcance do resultado.

O encontro se encerrou com um lanche oferecido a todos os profissionais participantes.

A Secretária de Saúde, Aline Barbosa, acredita que o novo programa da atenção básica veio agregar indicadores que antes não tinham pesos tão definidos. Todavia, sempre teve a grande busca de resultados pelo município.

“Neste novo cenário é relevante essa capacitação para alinhamento e trocas de informações, para atingirmos cada vez mais a qualidade e resolutividade nos serviços oferecidos”, ressaltou a secretária.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com