SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA SOBRE OS CUIDADOS E PERIGOS DO SARAMPO

A Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio da Secretária Municipal de Saúde, preocupada com a prevenção à saúde do cidadão, tendo em vista os resultados alarmantes na região, realizou no mês de agosto e setembro diversas ações para sensibilização de profissionais da saúde e usuários dos serviços, sobre a adoção de medidas contra o sarampo.

Dando início as ações, a Secretária de Saúde, desenvolveu vários folders ilustrativo com figuras sobre o que é o sarampo, sintomas e sinais e formas de prevenção, locais de vacinação e horários para vacinar. O material foi distribuído em todas as residências pelos agentes de saúde do PSF, sensibilizando os moradores sobre a doença, e enfatizando sobre a dose de intensificação das crianças menores de 06 meses a 11 meses (1 dose). É necessário ainda ter a comprovação de 2 doses de vacina nas crianças de 12 meses a 29 anos de idade, e dos adultos entre 30 a 39 anos a comprovação de uma dose da vacina.

Foram feitos banners ilustrativos sobre sarampo e expostos em todas as salas de espera: nas 10 Unidades Básicas de Saúde, na Clínica Particular Médica Popular, no Centro Especializado Odontológico, Centro de Reabilitação em Fisioterapia, Central de Vacinação, Saúde da Mulher, Pronto Socorro Municipal e Centro de Especialidades Médicas do município, com o objetivo da população possa ser sensibilizada durante o momento em que aguarda algum atendimento.

A equipe da Vigilância em Saúde ministrou diversas atividades educativas, para o público de agentes comunitários de Saúde, secretárias e enfermeiros coordenadores de Unidades, com o objetivo de discutir o assunto e sanar dúvidas dos mesmos. Após as atividades, os mesmos se responsabilizaram por fazer chegar à informação a toda comunidade nos momentos de reuniões e atividades dos bairros.

Foi realizado também treinamento sobre “Limpeza, higienização e Desinfecção de Superfícies”, elaborado pela Equipe da Vigilância Sanitária ministrada pelo Biomédico, Antônio Henrique Veloso, em parceria com a Vigilância em Saúde do Trabalhador, ministrado pela referência técnica do assunto, a enfermeira, Keila D. Costa Pereira.

Na ocasião, foi aplicado o treinamento para todas as serventes contínuas e coordenadoras das Unidades de Saúde, coordenadores de Creches, coordenadores de Escolas municipais e particulares. Além de todo assunto abordado sobre limpeza úmida e técnicas de limpeza e desinfecção, foram abordados assuntos como segurança, EPI e principalmente a importância da limpeza concorrente e terminal, para não disseminação de Vírus, e assim assegurar a prevenção para as doenças de sarampo e H1N1.

As coordenadoras de creches e escolas puderam discutir sobre os métodos de higienização dos brinquedos da sala, quando houver a suspeita de alguma criança com doença exantemática ou viral.

Para Secretaria Municipal de Saúde, Aline Barbosa de Castro, todas essas ações educativas e de sensibilização são muito importantes de serem realizadas e disseminadas. “Mesmo não tendo casos no município temos que estar em alerta para a continuidade e bem como intensificação da realização das medidas de proteção, já que há casos em nossa região. Com nossos cuidados, vamos manter Piumhi sem notificações”, reforçou.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com